BannerNotícia_Site PRPI_Presidente FINEP

UFG recebe presidente da Finep e representantes de IES goianas

Encontro realizado no Parque Tecnológico Samambaia possibilitou o diálogo entre os presentes

Nesta quinta-feira (09/05), a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, que estava acompanhado do assessor da Presidência da Finep e ex-reitor da Universidade por dois mandatos, Edward Madureira. A recepção foi realizada no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG) e sucedida de roteiro de visita às estruturas e obras.

A primeira parada foi no Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). Ao lado da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e do vice-reitor, Jesiel Carvalho, Pansera foi apresentado às instalações e aos equipamentos do complexo. Em seguida, todos se dirigiram às obras do Centro de Inovação e Empreendimentos Tecnológicos, que integra o projeto na Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/CT-Verde Amarelo – Parques Tecnológicos, lançada em 2022.

O projeto conta com investimentos da ordem de R$ 17 milhões, sendo aproximadamente R$ 15 milhões oriundos da Finep e outros R$ 2 milhões de contrapartida da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A execução financeira do projeto está sendo feita pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

Depois, foi a vez da Agência UFG de Inovação, onde estão as sedes da rede de laboratórios IPElab (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo), do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) e do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD). A passagem pela Agência incluiu ainda o Laboratório de P&D da AgBiTech Brasil, uma empresa residente no Parque.

Participaram dessa programação a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek; a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Pesquisa da UFG, Fabíola Fiaccadori; o diretor do PTS/UFG, Luizmar Adriano; a reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCat), Roselma Lucchese, e o pró-reitor de Graduação da instituição, Moisés Lemos.

Terminada essa etapa, o presidente da Finep foi direcionado ao auditório do prédio para participar de um almoço com a presença de representantes de instituições de ensino superior (IES) goianas, ocasião em que também compareceu o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás), José Frederico, representando o governo de Goiás.

Durante o momento de falas, Angelita valorizou a presença do presidente da Finep e reconheceu o papel da Financiadora. “É de grande importância a atuação da Finep para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa. Por meio de uma atuação em rede, todos os investimentos que chegam ao estado de Goiás pelas nossas instituições têm apresentado ótimos resultados, impulsionando o desenvolvimento local”, afirmou a reitora.

Convidado a discursar, Pansera agradeceu a acolhida e antecipou que pretende voltar ao estado no segundo semestre para cumprir uma agenda que envolve visitas a todas as infraestruturas científicas do Brasil. “Nosso intuito ao fazer esse movimento é encorajar empresários e pesquisadores a investirem em ciência, tecnologia e inovação. O momento é propício para isso”, enfatizou o presidente da Finep.

Em sua oportunidade, Edward Madureira endossou o convite para que as IES goianas se engajem nos eventos e editais promovidos pela Financiadora. “É possível a partir da Regional Centro-Oeste fazer várias edições de Finep Day para motivar os professores, servidores e empresários a trabalharem conosco”, disse o assessor da Presidência da Finep.

José Frederico elogiou a alta capacidade dos gestores das IES goianas e fez questão de reafirmar que o governo de Goiás está à disposição para apoiar as iniciativas encabeçadas pela Finep. “Estamos aqui como parceiros. Tenho certeza de que, juntos, podemos fazer um grande trabalho para seguir desenvolvendo a ciência, tecnologia e inovação no estado”, reforçou o titular da Secti Goiás.

Após esse momento, o microfone foi aberto para manifestações dos convidados, que fizeram deferência ao trabalho do presidente da Finep e elencaram diferentes preocupações e demandas. Entre elas, a necessidade de promover uma maior interiorização das iniciativas de fomento, a importância de uma maior atenção às assimetrias regionais e a urgência em estabelecer o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado – esta última já sob tratativa, de acordo com Pansera.

Além das pessoas mencionadas, marcaram presença neste último ato o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel; o reitor da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Carlos Hassel; o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Coelho; a reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Olga Ronchi; e representando a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), a pró-reitora de Pesquisa e Graduação, Lorena Rosa.

Também compareceram o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de Rio Verde (UniRV), Claudemir Furnielis, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da instituição, Carlos Menezes; o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade; o assessor especial para projetos estratégicos da Reitoria da UFG, Laerte Guimarães; e vários outros pró-reitores e assessores das referidas IES.

Confira abaixo uma galeria de fotos:

Foto 1_Visita do presidente da Finep ao Parque Foto 8_Visita do presidente da Finep ao Parque

Foto 5_Visita do presidente da Finep ao Parque Foto 4_Visita do presidente da Finep ao Parque

Foto 3_Visita do presidente da Finep ao Parque Foto 6_Visita do presidente da Finep ao Parque

Foto 7_Visita do presidente da Finep ao Parque Foto 2_Visita do presidente da Finep ao Parque

Foto 9_Visita do presidente da Finep ao Parque

Categorias: Notícias Noticias