Protocolo de intenções entre a UFG e o governo goiano é assinado no Parque
Evento na Funape marcou celebração de acordo focado no Programa Goiano de Remineralizadores de Solo
Um evento realizado nesta segunda (12/08) culminou na assinatura de um protocolo de intenções entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC). Na ocasião, a UFG foi formalizada como proponente principal para execução do Programa Goiano de Remineralizadores de Solo, com a parceria de diferentes instituições. O encontro foi sediado no auditório da Funape, localizado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG).
O objetivo do programa é fomentar a oferta de remineralizadores de solo (insumos naturais para o solo) e viabilizar um diagnóstico sobre os potenciais resíduos gerados nas empresas do ramo em Goiás. Nesse sentido, também contribuirão com a UFG a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e empresários do setor.
A perspectiva é de que o projeto dure entre 4 e 5 anos, recebendo investimentos da ordem de até R$ 28 milhões a partir de 2025. Dentre os coordenadores técnicos da iniciativa, está o professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT/UFG) e também coordenador adjunto do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI/UFG), outra estrutura do Parque, José de Araújo Nogueira Neto.
Prestigiaram a cerimônia a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; a diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias; o assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (SE/MAPA), José Carlos Polidoro, que aproveitou para elogiar as instalações do PTS/UFG; o titular da SIC, Joel de Sant´Anna Braga Filho; e o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais (Abrefen), Frederico Bernardez.
Com informações da Secom/UFG