BannerNotícia_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás

Computação científica é tema de evento pioneiro na UFG

Encontro estadual reuniu mais de 50 pessoas e contou com participações de peso no setor

O auditório da Agência UFG de Inovação, localizada no Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás (PTS/UFG), recebeu, nesta quarta-feira (03/12), a primeira edição do Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás. O evento, organizado pelo Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG), atravessou o dia inteiro com uma programação diversa e bastante técnica, reunindo mais de 50 pessoas.

A abertura do encontro se deu com a fala da atual reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que compareceu ao evento e fez questão de exaltar o papel do LaMCAD/UFG na aplicação de pesquisas e projetos da Universidade, além de posicionar a região Centro-Oeste como um importante polo para a computação científica e data centers no país. 

Na sequência, o coordenador do LaMCAD/UFG, Herbert Georg, assumiu a palavra para apresentar um pouco da história da estrutura e as perspectivas futuras para o projeto, entre as quais se destacam os mais de R$ 40 milhões em investimentos por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (3) Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (2)


Os recursos serão aplicados na aquisição e instalação de novos data centers e clusters de HPC (high performance computing), e na construção de uma nova sede, dentro do próprio PTS/UFG, a ser compartilhada com o Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado/UFG). A principal novidade, contudo, ficou por conta do anúncio do rebranding e do novo nome da estrutura, que continuará a ser referida como LaMCAD/UFG, e passa a se chamar Laboratório de Computação Avançada do Brasil Central. 

A programação da manhã seguiu o roteiro e contou com as palestras do arquiteto de soluções e gestor de laboratório de pesquisa da Eviden, subsidiária da multinacional Atos, especializada em tecnologias baseadas em IA, Genaro Costa; do coordenador de e-Ciência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Keslley Lima; e do meteorologista do CEMPA-Cerrado, Angel Chovert.

Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (10) Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (5) Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (4)


Após o almoço, o retorno das atividades contou com a participação da diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG), Telma Woerle, cuja fala apontou a importância do processamento de dados em modelos de LLMs (grandes modelos de linguagem) e situou o LaMCAD/UFG como um player cuja importância para esse segmento tende a aumentar cada vez mais.

Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (9)

Em seguida, foi a vez do gerente de Negócios para Ensino Superior e Pesquisa na Nvidia América Latina, Fábio de Oliveira, que, entre outras coisas, pontuou sobre os programas disponíveis para apoiar a formação dos estudantes, com cursos e aulas gratuitas ou pagas, e a possibilidade de apresentação de trabalhos ou colaborações por parte de discentes e pesquisadores da UFG.

A programação vespertina do evento ainda teve espaço para a apresentação de Edvan Dors, gerente técnico de Contas da PerfilGlobal, uma importante companhia que atua na implementação de HPC, bem como no segmento de computação em nuvem e IA no Brasil e América Latina, seguida de painel com a participação de líderes de projetos beneficiados e/ou desenvolvidos a partir de recursos do LaMCAD/UFG.

Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (6) Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (7) Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (8)


Perspectivas
Para a professora da Universidade de Rio Verde (UniRV) e pós-doutoranda da Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas (PGBM/ICB/UFG), Iane Porto, o evento foi acessível mesmo para quem não é da área da computação. “Ainda não conhecia o LaMCAD/UFG, mas já tenho planos de entrar em contato com eles para conhecer melhor os serviços que o laboratório oferece. Trabalho com dados genéticos, que exigem espaço e capacidade de processamento robustos. E a possibilidade de trabalhar em servidores da própria UFG aproxima as diferentes áreas do conhecimento”, declara.

Segundo o gerente técnico-administrativo do LaMCAD/UFG, Thiago Vasques, a realização do evento é a concretização de um desejo antigo. “Desde a fundação do Laboratório, havia o anseio de reunir nossa comunidade de usuários, coordenadores de projeto e setores da indústria de computação avançada. Após 5 anos de operação do LaMCAD/UFG, conseguimos promover esse evento num contexto onde estamos entrando em um novo momento”, descreve. 

Perguntado sobre o que esperar para os próximos anos, ele adianta algumas possibilidades: “Temos vontade de realizar outras edições com uma maior regularidade, talvez apostando em dois dias, com apresentação de pôsteres e um envolvimento ainda maior com nossos usuários”.

Foto_1º Encontro de Computação Científica do Estado de Goiás (11)

Patrocinaram a iniciativa a Eviden, a Nvidia, a RNP e a PerfilGlobal. A programação ainda foi prestigiada pela atual diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e reitora eleita e nomeada para o próximo quadriênio, Sandramara Matias, e pelo diretor de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT/PRPI/UFG), Marinaldo Ribeiro.

Categorias: Notícias Noticias