Cemep é inaugurado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG)
Centro dedicado a pesquisas em energia e em petróleo se junta a outras estruturas do complexo
Foi inaugurado, na tarde desta terça-feira (11/11), dentro do Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás (PTS/UFG), o Centro de Excelência em Estudos Moleculares, Energia e Petróleo (Cemep). O mais novo prédio do complexo é fruto da transformação do antigo Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem/UFG).
A cerimônia festiva teve início no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e contou com apresentação cultural, exposição da história e criação do Cemep, entrega de homenagens, descerramento da placa e corte de faixa. Integraram a mesa diretiva a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; a diretora executiva da Funape, Sandramara Matias; o diretor do Instituto de Química (IQ/UFG), Wendell Coltro; e os coordenadores do Cemep, Boniek Gontijo e Andrea Chaves.
Também complementaram a mesa representantes da Petrobras, que apoia as atividades do Cemep e é parceira do Centro. Na oportunidade, estiveram presentes o químico de petróleo, Iris Medeiros; o gerente de química, Thalmo Uriel; e o gerente geral da companhia, Henrique Penteado. Quem também prestigiou o momento foi o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, além de representantes de pró-reitorias e de outras unidades acadêmicas da UFG.
O novo edifício nasce para ser referência nacional e internacional em pesquisas de ponta, e abriga equipamentos de altíssimo desempenho, incluindo instrumentos de espectrometria de massas de ultrarresolução e tecnologias avançadas, fortalecendo pesquisas em petroleômica, metabolômica, proteômica, geociências, meio ambiente e isótopos agrupados (clumped isotopes).
O Cemep, agora, se junta a outras estruturas de pesquisa que também estão sediadas no PTS/UFG, a exemplo do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI/UFG) e do Centro de Pesquisas Life/UFG (Laboratórios Integrados para Inovação em Ciências Farmacêuticas). Vale lembrar que, no momento, o canteiro de obras do Parque está em ritmo acelerado, com mais obras em andamento, e novos projetos previstos para breve.