Banner notícia_Afroempreendedorismo e inovação são pauta de visita ao Parque

Afroempreendedorismo e inovação são pauta de visita ao Parque

Representantes da Ascenda e Black Stars conheceram estruturas e discutiram parcerias

Nesta segunda (26/02), o Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás (PTS/UFG) recebeu um grupo de representantes de duas comunidades de afroempreendedorismo e inovação com foco em pessoas negras: a Associação de Empresários e Empreendedores para Fortalecimento do Afroempreendedorismo (Ascenda) e a Black Stars. O encontro visou o início das tratativas em torno de parcerias e convênios para a realização de atividades conjuntas.

Na ocasião, houve uma reunião inicial, no auditório da Agência UFG de Inovação, onde foram discutidos diversos aspectos relacionados à luta antirrascista e aos desafios para acesso às oportunidades por parte da população negra. Nesse sentido, a diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), Cleonice Borges, anunciou mudanças no processo de seleção referente ao edital de fluxo contínuo do Programa de Incubação, que deve ter sua primeira banca realizada até o final de março.

As novidades dizem respeito à gratuidade da inscrição para proponentes pertencentes a grupos minorizados, além da seleção de cinco projetos de pré-incubação (um ano de duração) e um projeto para incubação (três anos de duração) a cada banca realizada, com direito à isenção das taxas durante todo o ciclo. “É a chance de sermos o sustentáculo para o crescimento de pessoas que já empreendem de alguma forma e precisam lidar com a informalidade e as barreiras da discriminação racial”, disse Cleonice.

O diretor do PTS/UFG, Luizmar Adriano, reforçou que as ações afirmativas propostas pelo CEI/UFG são integradas ao Parque, mencionando ainda que o ecossistema de inovação da UFG abriga também a rede de laboratórios IPElab (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo). “Trata-se de outra estrutura que apoia o empreendedor em sua jornada e pode ser útil às atividades dos parceiros de ambas as comunidades, em segmentos variados”, explicou.

Falando sobre a atuação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), a professora Fabíola Fiaccadori, que é a pró-reitora adjunta da unidade e diretora de Pesquisa da UFG, convidou a Ascenda e a Black Stars para uma edição do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, a ser realizada em abril. “É uma ação voltada para estudantes de iniciação científica, mas que possui alcance mais amplo, na qual realizamos eventos de capacitação em temas diversos. Será ótimo ter vocês”.

Em seguida, Franklin Bonfim, DPO do Sesc/Senac Goiás e um dos líderes da Black Stars, revelou já ter participado da pré-incubação do CEI/UFG. “Estar aqui é uma grande alegria para mim. Sei muito bem como é passar por essa trilha de empreender, startar, validar, fracassar e aprender com os erros”, afirmou. Já Dilze Percilio, que é mentora de talentos, diretora da Apoio Negócios e preside atualmente a Ascenda, destacou o trabalho da Associação nos pilares empreendedorismo, empregabilidade e representatividade.

Após esse momento, que contemplou a troca de ideias e apresentação de algumas propostas, ficou definido que o avanço das tratativas depende agora da formalização de intenções e acordos, o que deve acontecer nas próximas semanas. Por fim, a visita foi concluída com um roteiro pelas estruturas que compõem a unidade 2 do CEI/UFG e o principal laboratório da rede IPElab/UFG.

Também participaram do compromisso o gerente do CEI/UFG, Anderson Dias; o diretor de Relações Internacionais da Ascenda, Rogério Brito; e outros colaboradores e servidores do CEI/UFG, do PTS/UFG e da PRPI/UFG.

Notícia 1_Afroempreendedorismo e inovação são pauta de visita ao Parque Notícia 4_Afroempreendedorismo e inovação são pauta de visita ao Parque

Notícia 3_Afroempreendedorismo e inovação são pauta de visita ao Parque Notícia 2_Afroempreendedorismo e inovação são pauta de visita ao Parque